CURSISTAS: NALVA
AFONSO OLIVEIRA
MARIA DE JESUS GONÇALVES
ROSILENE SOARES RODRIGUES
NILVA SOARES RODRIGUES
ILDENIDES GONÇALVES RODRIGUES
NILVA SOARES RODRIGUES
ILDENIDES GONÇALVES RODRIGUES
UNIDADE 4 – ATIVIDADE
4_3 – LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL
BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO
DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA
ALVES ARÁUJO
“Após a leitura do
texto Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos
realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis” podemos perceber
que o autor fala sobre a importância do uso das mídias em diferentes contextos.
Na era da informação e do conhecimento em que vivemos, a formação da sociedade
é fundamentada por novas formas de se organizar e produzir, nesse contexto,
insere-se a tecnologia como um recurso de ensino sendo um grande desafio para a
educação e para os educadores em geral. A tecnologia surge das necessidades do
ser humano, é assim que se apresentam as tecnologias, nascendo na maioria das
vezes de uma necessidade simples e se tornando peça fundamental para vida de
toda uma sociedade, quando as informações são transformadas em conhecimentos.
Em debate realizado em São Paulo , o filósofo
Pierre Lévy questionou: se as tecnologias de informação não estão tendo efetiva
aplicação na educação, será que o problema não está na estrutura do espaço
educacional? Segundo ele “O problema não está relacionado somente aos professores
e a sua experiência pessoal, e ao fato de que eles não são tão fluentes em
novas tecnologias quanto seus alunos. Um fator muito importante são as regras
institucionais nas escolas e a cultura geral que prevalece na educação
tradicional”. Dessa forma, lendo atentamente o texto de Silvio Costa podemos
dizer que assim como Lévy está havendo divergências quanto ao uso da tecnologia
na escola, de um lado um diz que pode haver erros nas instituições e no outro
lado o autor diz que ainda falta preparação para os professores saberem aliar a
teoria à prática adequadamente.
Refletindo sobre as questões, podemos
afirmar que na nossa realidade há apoio por parte da instituição e também a
constante formação dos professores. Acreditamos que estamos trilhando o caminho
para o uso eficiente da tecnologia em sala de aula e pensamos que Silvio Costa
diria que estamos vivenciando e procurando nos aperfeiçoar de forma
significativa, pensando primeiramente em atender as necessidades dos nossos
alunos. Sabemos que estamos no início do processo, mas que as sementes já estão
sendo plantadas no intuito de angariar frutos significativos.
Referências
SUZUKI, Juliana Telles Faria,
RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em educação. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009.
http://www.culturaemercado.com.br/noticias/pierre-levy-tecnologia-para-qual-educacao/
acesso em 18/11/2012.
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